Suicídio e Comportamentos Autolesivos - Livro

Suicídio e Comportamentos Autolesivos - Dos conceitos à prática clínicaA Sociedade Portuguesa de Suicidologia, edita em 2014 o livro - "Suicídio e Comportamentos Autolesivos - Dos conceitos à prática clínica".

O índice poderá ser desde já consultado online aqui.

Na contracapa:

"Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o suicídio corresponde a cerca de metade das mortes violentas que todos os anos se observam no mundo inteiro, representando quase um milhão de mortes por ano. Escrita por e para especialistas de diferentes áreas (nomeadamente psiquiatras, psicólogos, médicos-legistas, enfermeiros), todos com reconhecido valor para a Suicidologia, e representando várias instituições e escolas, a obra pretende contribuir para o estudo e prevenção do suicídio e dos comportamentos autolesivos.

Continuar...

Relatório da investigação "Comportamentos autolesivos em adolescentes"

Em colaboração e a pedido dos autores da investigação "Comportamentos autolesivos em adolescentes: Características epidemiológicas e análise de fatores psicopatológicos, temperamento afetivo e estratégias de coping", tem a Sociedade Portuguesa de Suicidologia o previlégio de disponibilizar, para download, a cópia deste relatório em formato pdf - um trabalho de muito interesse para todos – especialistas ou não.

Autores:
Doutor Diogo Frasquilho Guerreiro
Professor Doutor Daniel Sampaio
Professora Doutora Maria Luísa Figueira 
 
Clínica Universitária de Psiquiatria Psicologia
Universidade de Lisboa -‐ Faculdade de Medicina
 
Aos autores, o Presidente da SPS, agradece, em nome pessoal e da SPS, o relatório e a partilha do mesmo com todos nós.

 

Continuar...

Entrevista: Suicídios aumentaram para mais do dobro

Carlos Braz SaraivaÉ o mais intrigante dos actos do ser humano. Número de suicídios registou em Portugal uma descida progressiva na década de 90, mas subiu para mais do dobro no início deste século. Na região, o número de suicídios parece ter disparado no ano passado. Qual será, afinal,  o impacto da crise na saúde mental dos portugueses? Em entrevista ao JF, o psiquiatra Carlos Saraiva, garante que a crise económica tem efeitos negativos na saúde mental das pessoas
 
Professor Carlos Braz Saraiva em entrevista ao Jornal do Fundão

Continuar...

A carregar...