Notícias

FALECEU O PROF. DOUTOR JOSÉ PESTANA CRUZ

A Sociedade Portuguesa de Suicidologia cumpre o doloroso dever de participar o falecimento do seu associado e amigo, Professor Doutor José Carlos Pestana dos Santos Cruz, no dia 17.12.2013. Natural de Viseu, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lausanne e doutorou-se em Psicologia Clínica na Universidade de Sevilha.

Foi fundador e diretor clínico do Serviço de Psicologia Clínica e presidente da Comissão de Ética no Hospital Distrital de Faro. Foi professor no Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, presidente da comissão científica do mesmo e diretor do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, entre outros cargos.

Foi um dos pioneiros da suicidologia em Portugal e, em particular, no Algarve. Em 2001, defendeu a sua tese de doutoramento intitulada "Terapia cognitiva de los intentos de suicidio: cambiando historias de muerte por historias de vida", tendo publicado vários artigos científicos e capítulos de livros sobre comportamentos suicidas.

Foi um psicólogo notável, um professor ilustre, um excelente amigo, um ser humano de elevado sentido ético, grande generosidade e afetuosidade. Quem teve o privilégio de se cruzar com o Prof. Doutor José Pestana Cruz nunca o esquecerá.

A Sociedade Portuguesa de Suicidologia não poderia, pois, deixar de manifestar o seu pesar à família e aos amigos, bem como ao Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve, aos quais endereça as mais sinceras e sentidas condolências.

A carregar...